Thursday, May 25, 2006

Apresentação


O Lisbon Underground Music Ensemble (L.U.M.E.) é um projecto originado e liderado pelo compositor Marco Barroso, com o objectivo de criar um espaço de expressão da sua música e das suas ideias num contexto orquestral particular com afinidades no modelo clássico da BigBand.
Composto por músicos com experiências diversas nos campos do jazz, rock, música clássica, contemporânea e experimental o grupo procura aliar de forma sinérgica a composição escrita com elementos de improvisação, num contexto ecléctico e autoral.
Surgido em 2006, o L.U.M.E. lançou recentemente um disco com uma selecção do repertório que o seu líder tem vindo a compor para esta formação e onde se articulam o talento e a suígeneres cumplicidade de um conjunto muito diversificado de intérpretes e improvisadores. Seja por uma dramatização (muitas vezes irónica) das práticas e vocabulários que passam pelo Jazz, rock ou música erudita, seja pela incursão no experimentalismo que assalta as franjas destas linguagens, a música que Marco Barroso e o L.U.M.E. preconizam, reconstrói, de forma original e pertinente, a carga patrimonial do Bigbandismo, fugindo assim aos seus padrões mais convencionais e abrindo novas e refrescantes perspectivas estéticas. 


(In english - http://lume-bigband.blogspot.com/)


Contributors